sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Filha Pródiga!





Olá, blogueiras!


Depois de um sumiço de cinco meses, a boa filha a casa retorna! 


No meu último post, informei que estava de malas prontas para curtir as férias. Pois bem, minhas férias iniciaram em outubro e terminaram agora no carnaval. Mas não foram realmente férias, aconteceu um monte de coisa nesses cinco meses que estive longe da R.A/F.A (viajei pra Maceió, SP, participei da corrida contra a corrupção, recebi amigas de Porto Velho e Curitiba, minha mãe passou as festas de fim de ano internada no hospital, fiz viagem internacional em janeiro, tive que pegar pesado no trabalho quando voltei e fiz um check up que me deixou muito preocupada. Então para recuperar o tempo perdido, vou aproveitar a quaresma para dar um choque na dieta e normalizar o colesterol que está na altura e comprometendo seriamente a minha saúde, porque fui diagnostica com esteatose hepática grau 1 (gordura no fígado)

Não sabotei a minha reeducação alimentar nesse período que estive sumida, pelo contrário. Realmente descobri que adoro chás, legumes, hortaliças e comida japonesa. Tive experiências gastronômicas incríveis, fazendo pratos simples e deliciosos com alimentos que desprezei a vida toda. 

Para além disso, esse período também foi importante para descobrir porque não estava conseguindo emagrecer mesmo fazendo reeducação alimentar e exercícios. Depois de me consultar com  clinico geral, nutricionista, endocrinologista, pisciloga, psiquiatra e neurologista, descobri meu problema de saúde está muito além da obesidade. 

1 - Finalmente tenho diagnostico um definitivo para TDAH - Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade. Tive um diagnostico quando criança, só que não cheguei a fazer um tratamento. No momento estou tomando Ritalina LA 40 miligramas, mas ainda estou tentando me ajustar a medicação. 

2 - Além da Hiperatividade do TDAH, também tenho ansiedade. Nada de novo no front... Eu sempre soube que sou ansiosa, impaciente, travada e naturalmente estressada. Mas sempre considerei isso como parte da minha personalidade e não como um distúrbio químico e emocional que pode ser tratado com medicação e acompanhemento psicoterapêutico. Estou tomando Bup há três meses, mas como não estava respondendo ao tratamento mais simples, semana passada o neurologista aumentou a dose da medicação. Só que começo semana que vem, porque tirei essa semana do carnaval para fazer um hemograma completo... completo mesmo! Foram 43 exames e a coleta de oito frascos de sangue. 

3 - Depois dos exames de sangue e resultado da última avaliação física, o meu endocrinologista pediu uma bateria de exames, porque estava suspeitando que eu estava com problemas no fígado. Mas a nossa agenda no começo de ano nunca batia e só agora consegui o resultado: estou com esteatose hepática grau 1, gordura no fígado. Pode ser tratado com medicação, R.A, F.A e com técnicas de relaxamento para não deixar a ansiedade estragar tudo. Mas a medicação só deve começar semana que vem, depois que eu apresentar o segundo laudo que ele pediu para confirmar o diagnostico. 

Então como podem ver, nesses cinco meses que estive longe, passei por um grande processo de autodescoberta. O mais importante é que percebi diferenciar os problemas de saúde dos defeitos de personalidade. Além de perceber que não adianta passar quase três horas na academia e acrescentar legumes na dieta, se não faço acompanhamento médico para saber como meu corpo está funcionando e do que ele está precisando para funcionar melhor. Correndo até mesmo o risco de piorar uma condição clínica!

Agora preciso ter disciplina para tomar a minha medicação diariamente e nos horários determinados. Também tenho que aprender a fazer uma coisa por vez para controlar a minha ansiedade e manter o meu foco. Não adianta nada querer abraçar o mundo com as pernas, ninguém vai erguer uma estátua em minha homenagem por ser super estressada. E é claro, tenho que me manter firme e forte na reeducação alimentar e na atividade física.

E agora que conheço minhas limitações e sei como superá-las de forma saudável, desejo o mesmo para todas as blogueiras que estão em busca de saúde e felicidade. 

Feliz 2012!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário