quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cirurgia Bariátrica x Emagrecimento Tradicional



A fofis da foto é a minha tia caçula e amiga internacional, Cristina. Ela sempre foi gordinha ao longo dos seus 40 anos de vida e cansada de tentar emagrecer de todas as maneiras, desistindo tão logo que visse um pão recheado com presunto e queijo ou purê de batata ou leite. Por estar acima do peso, Cristina tinha vergonha de fazer atividade física ao ar livre, morria de medo da ideia de frequentar uma academia e preguiça de fazer dentro de casa. Como todas as gordinhas, sofria por estar muito acima do peso ideal, mas se sabotava todas vezes que tentava lidar com o problema. 

Em junho de 2012, Cristina recebeu uma graninha extra e de todas as coisas que pensou em fazer com o dinheiro, resolveu fazer a cirurgia bariátrica. Depois de todos os seus exames e de começar a se reeducar para a sua futura vida, ela emagreceu 7 dos 145 kg que pesava. E apesar de ter se arrependido de ter feito a cirurgia no mesmo dia em que fez, já que não conseguia nem mesmo beber água, em uma semana Cristina emagreceu outros 10kg. 

Depois do período de dieta liquida e muita papinha, Cristina já está na fase de que pode se alimentar normalmente, mas em pouquíssima quantidade, já que "perdeu" 80% do seu estomago com a cirurgia. Em um mês, ela emagreceu 17kg e ganhou coragem para enfrentar a academia. 

Cristina ainda se arrepende de ter feito a cirurgia, diz que se realmente soubesse o quanto sofreria para comer qualquer coisa, teria preferido fazer as dietas tradicionais. Eu sempre fui contra a cirurgia, acho radical e perigosa demais. Mas não posso deixar de reconhecer que por isso mesmo, a Cristina tem uma motivação "sinistra" para não furar a dieta. 

O segundo ponto positivo é que além de ser minha amiga internacional (título recebido depois de nossa viagem em janeiro), agora somos companheira de malhação. Assim, ela me motiva quando estou com preguiça ou dou desculpas esfarrapadas para não malhar e vice-versa.  

Nós duas vamos comparar as duas formas de emagrecer: reeducação alimentar x cirurgia bariátrica. E claro que espero que nós duas consigamos atingir nossos objetivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário