segunda-feira, 5 de março de 2012

Você é o que você come [parte - 3]


Como vocês sabem, eu sigo o plano de reeducação alimentar da Dra. Gillian McKeith, a autora dos livros e do programa da BBC "Você é o que você come". E foi assistindo ao seu programa, exibido aqui no Brasil pela GNT, que aprendi sobre a relação direta que a comida tem no funcionamento do nosso corpo. Claro que a obesidade é apenas um dos efeitos - e o mais visível, mas depois de quatro anos de dieta "super size" , eu tenho problemas de saúde bem mais urgentes:

1 - Pressão Alta: mesmo diminuindo o sódio, os produtos industrializados e processados, a minha pressão está na faixa de 16/10. 

2 - Edema nos membros inferiores: Não é aquele edema das veias, mas o acumulo de líquidos nas pernas, causado em parte pela pressão alta e por passar muito tempo sentada. 

3 - Gordura no fígado: Não bebo bebidas alcoólicas, mas a quantidade de comida gordurosa e pobre em vitaminas que comi ao longo desses quatros anos, causou séries lesões ao meu fígado. Hoje ele está no grau I, mas se eu não tivesse mudado radicalmente a minha alimentação, poderia ter desenvolvido um cirrose não-alcoólica e poderia até mesmo precisar de transplante! 

Infelizmente, mesmo fazendo alimentação adequada, o meu organismo vai levar um bom tempo para conseguir se limpar e se regenerar. O meu corpo está muito sobrecarregado tentando sobreviver a minha dieta megalomaníaca, mas com uma alimentação adequada, medicação e acompanhamento médico, vamos vencer essa batalha. 

Sei que esse post está muito fraquinho, amanhã devo editá-lo e melhorá-lo. Infelizmente, a minha cabeça está pesando uma tonelada e estou muito cansada. Mas me comprometi a postar toda segunda-feira e não quis abrir exceção, porque estou cansada de abrir "exceções". 

Só deixo um aviso para quem ler esse post, procure o seu médico e peça um check-up geral: hemograma para saber como o seu organismo está funcionando - principalmente os rins, fígado e tireoide; alergias a certos tipos de alimentos (como o glutem e os laticínios), ecografia do abdome total, urina e etc... As vezes o seu organismo está precisando de um help e você nem sabe. E olhe que se seu organismo não estiver funcionando direitinho, pode até atrapalhar ou estagnar o seu processo de emagrecimento. Fique de olho, não deixe para descobrir quando for tarde de mais!

6 comentários:

  1. Oiii
    Estou companhado seu blog. Gostei muito do post de hj! Vc escreve mto bem!! Eu sempre assistia Você é o que você come, na GNT. Um programa muitoo bom! Alimentação é mais do que comer, é se nutrir, é saúde! Vc está no caminho certo. Eu tb estou tentando me alimentar melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, estava passando e li seu QUEM SOU EU e ri bastante acho que somos parecidos em vários aspectos, (debochada, consumista, multifacetada, paranoica, super autocrítica e mais teimosa que a pessoa mais teimosa que você conhece)é só mudar de feminino para o masculino e ta pronto.

    Vou acompanhar o blog. ^^

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. acho essa doutora um máximo hahah.. assisto sempre os programas dela!
    Flor,
    A 2ª Pesagem do Projeto Coelhinha já está aberta. Não perca! Porque agora tem um prêmio que você pode ganhar de maneira fácil, fácil, depois passa no blog para conferir como.
    Tenha um Domingo bem light.
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  4. Estava lendo o seu perfil e fiquei...

    Base Light
    Brasília, DF, Brazil
    Roberta é workaholic, debochada, consumista, multifacetada, paranoica, super autocrítica e mais teimosa que a pessoa mais teimosa que você conhece. Ela detesta quem banca de vítima, mas secretamente comete o mesmo pecado... Bem, nem sempre tão secretamente assim. Há cinco anos ela foi dominada pelo lado mais sombrio da sua personalidade e passou a praticar a auto-sabotagem como uma forma de punição. Para alimentar a sua megalomania, adotou a dieta do “Super Size Me”. E agora que aprendeu que tem que colocar a saúde e o bem-estar em primeiro lugar, está decidida a enfrentar a balança.


    Você não destaca nada de bom... Acredito que isso não seja bom para você... Comece a observar as coisas boas que tem em você acredito que são muitas e dê ênfase a ela... As coisas boas... As ruins você já sabe o que fazer. Se corrigir.

    Não pude deixar de comentar. Desculpe!

    O seu blog está ótimo. Parabéns!
    http://gessicabarradas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei o poster e estou te acompanhado sempre,mais só hoje comentei; quando as pessoas ficam me olhando por causa do meu tamanho sempre penso nesta frase ¨você é o vc come¨ isso é fato;
    e contra fatos não tem argumentos.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. O q importa é q vc resolveu mudar, amiga!
    Foca nas coisas boas!
    Beijos da Taís.

    ResponderExcluir